Maricá ocupa a 5ª posição entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro no ranking das cidades mais rápidas para abertura de empresas. Os dados são dos Painéis do Mapa de Empresas do Governo Federal, que apontam que a cidade avançou duas posições em relação a 2023.
Números da eficiência
✅ 7,9 horas para aprovação da viabilidade do local da empresa.
✅ 5,3 horas para registro do empreendimento.
📈 48% mais rápida que a média estadual para abertura de empresas.
📈 58% mais rápida que a média estadual para registro.
O ranking é liderado por Mesquita, seguido por Teresópolis, Miguel Pereira e Rio das Ostras.
🔹 Menos burocracia, mais desenvolvimento
O prefeito Washington Quaquá destacou que o fortalecimento do empreendedorismo é uma das prioridades da gestão.
“Estamos reduzindo a burocracia para que os empreendedores encontrem mais facilidade para crescer, gerar empregos e impulsionar a economia local.”
A secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, também ressaltou que a digitalização de processos tem sido essencial para agilizar os trâmites.
“Todos os alvarás são automatizados, o que permitiu um aumento de 16% na emissão de Alvarás de Localização em 2024, comparado a 2023.”
🔹 Atendimento mais eficiente
Além da modernização dos processos, os servidores das quatro unidades do SIM (São José, Inoã, Itaipuaçu e Centro) estão passando por treinamento para aprimorar o atendimento ao público.
“Nosso foco é o cidadão. Queremos ouvir as necessidades dos empreendedores e melhorar continuamente nossos serviços”, afirmou Lawrice Souza.
Com essas iniciativas, Maricá segue avançando na desburocratização e na criação de um ambiente mais favorável para novos negócios.