O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se reuniu nesta sexta-feira (14/02) com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, para discutir a ampliação da segurança no município. Durante o encontro, foi confirmada a construção do 13º Batalhão da Polícia Militar na cidade, uma demanda antiga da população. Também foram abordadas novas parcerias e o uso de tecnologia para tornar o policiamento mais eficiente.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, do comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, e do comandante da 6ª Companhia do batalhão, major Yeddo Abreu, além de outros representantes da segurança pública.
Reforço no efetivo e tecnologia para segurança
O planejamento inclui a integração de imagens de câmeras inteligentes e novas estratégias para prevenção e combate ao crime. O coronel Menezes destacou a importância do alinhamento entre estado e município para tornar as ações mais efetivas.
“Já estamos trabalhando nessa parceria e seguimos avançando para a construção do novo batalhão. Nossa meta é estruturar uma unidade que atenda às necessidades de Maricá e possa fortalecer a segurança em toda a região”, afirmou o secretário estadual de Polícia Militar.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, ressaltou que há previsão de contratação de quatro mil policiais pelo governo estadual e que parte desse efetivo será direcionado para reforçar o policiamento na cidade.
“O comandante-geral garantiu que, conforme as turmas forem se formando no Centro de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), muitos desses agentes serão alocados no 12º BPM, beneficiando Maricá. Com a futura instalação do novo batalhão, teremos um policiamento ainda mais presente”, explicou Veras.
Parcerias para combate ao crime
A segurança pública tem sido um dos temas prioritários da gestão municipal. Na última semana, o prefeito Washington Quaquá e o governador Cláudio Castro se reuniram para definir estratégias de combate ao crime, incluindo medidas para impedir a entrada de armas, drogas e produtos ilegais na cidade.
Já no início da gestão, em 08 de janeiro, o prefeito também discutiu com o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, a implementação de um sistema integrado de informações entre estado e município. Entre as medidas previstas, está o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o acesso dos agentes de segurança aos bancos de dados municipais e estaduais, agilizando as operações.
“Maricá será referência em segurança pública. Estamos fortalecendo a parceria com a Polícia Militar para garantir um policiamento eficaz e proteger nossa população”, concluiu Quaquá.