A MetSul Meteorologia alerta que o avanço de uma frente fria a partir do Sul manterá as condições para chuva localmente forte e temporais isolados no Oeste, Centro e o Sul do estado nas próximas horas e durante a segunda.
O sistema frontal se desloca pelo estado nesta segunda e traz instabilidade para todas as regiões e chuva forte a intensa em diversas cidades com altos volumes e elevado risco de alagamentos.
A frente encontra uma massa de ar muito quente em sua dianteira, o que favorece nuvens de grande desenvolvimento vertical que trazem chuva localmente volumosa e ainda temporais de forte a severa intensidade em alguns pontos.
Neste domingo, estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram temperaturas máximas ontem de 40,0ºC em Uruguaiana; 38,4ºC em São Borja; 37,6ºC em Santiago; 37,5ºC em São Gabriel; 37,4ºC em Santa Maria e Campo Bom; 37,2ºC em Alegrete; 35,5ºC em Rio Pardo; 35,4ºC em Porto Alegre e Camaquã; e 35,3ºC em Teutônia.
O ar muito quente e instável, a aproximação da frente que começou a ingressar pela fronteira e a atuação de uma corrente de jato trouxeram temporais isolados até severos com granizo de variado tamanho, até grande, e vendavais.
Na noite de hoje, à medida que a frente começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, o risco de temporais prossegue com possibilidade de chuva localmente forte a intensa, vendavais e granizo de tamanhos diversos.
O risco nesta noite é maior em pontos do Oeste, Centro, Sul e parte do Leste do estado, onde nuvens muito carregadas atuam nestas últimas horas do domingo pela interação da frente com o ar quente e úmido.
METSUL
Uma das áreas que exige muita atenção e causa preocupação nas próximas horas é o Norte da Lagoa dos Patos, a capital e Grande Porto Alegre. No começo da noite deste domingo, o satélite mostrava uma grande nuvem de tempestade a Sudeste da capital.
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e traz chuva para todas as regiões. A MetSul Meteorologia alerta que a frente provocará chuva localmente forte a intensa com risco de alagamentos em diversas cidades e de inundações repentinas com transbordamento de córregos e arroios.
Os volumes só nesta segunda podem ficar entre 50 mm e 100 mm em algumas cidades, não se afastando marcas isoladas superiores. Porto Alegre e região metropolitana estão na zona de risco.
Há ainda probabilidade de temporais isolados com vendavais e granizo de variado tamanho. Alguns temporais podem ser localmente fortes a severos com danos e transtornos diversos, como destelhamentos, quedas de árvores e falta de luz.
A instabilidade alcança nesta segunda-feira cidades mais ao Norte e ao Noroeste do estado que, como a MetSul previa, poderiam passar este domingo sem chuva e apenas com calor e abafamento.