A cidade de Maricá avança na inclusão digital e sustentabilidade com a inauguração da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade de Inoã. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), e o Ministério das Comunicações (MCom), abriga um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que oferecerá capacitação em informática, recuperação de equipamentos e descarte sustentável de resíduos eletrônicos.

A ação integra o programa federal ‘Computadores para Inclusão’, que recondiciona equipamentos descartados por órgãos públicos para destiná-los a escolas e associações. Nos CRCs, os computadores passam por manutenção e são restaurados por alunos dos cursos técnicos, permitindo aprendizado prático e qualificação profissional.
Parcerias e impacto na cidade
Representando o prefeito Washington Quaquá, o vice-prefeito João Maurício de Freitas destacou a relevância da parceria com o MCom para fortalecer a inclusão digital no município. “Esse projeto concretiza uma iniciativa essencial para Maricá, resultado de uma emenda do então deputado federal e atual prefeito Quaquá. Estamos entregando um equipamento estratégico não só para a recuperação de computadores, mas para a qualificação profissional e ampliação do acesso à tecnologia”, afirmou.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou a importância do programa. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à tecnologia para comunidades vulneráveis, garantindo o descarte correto de eletrônicos e doação de equipamentos restaurados. Essa iniciativa fortalece pontos de inclusão digital em escolas públicas brasileiras”, destacou.
O secretário de Gestão de Governo de Maricá, Arlen Pereira, ressaltou que a inclusão digital é essencial para o desenvolvimento da cidade. “Maricá é um exemplo mundial de inclusão. Construir a Maricá do pós-petróleo exige inovação digital e tecnológica. Hoje temos um marco, um passo significativo rumo ao futuro”, afirmou.
Qualificação profissional e estrutura
A Incubadora de Inovação Social oferecerá cursos gratuitos em Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Robótica. As inscrições para as vagas remanescentes seguem até sexta-feira (21/02).
O espaço promove o uso de materiais reciclados na construção de robôs e conta com sala de informática, laboratório de manutenção, Espaço Maker e o CRC. Além disso, há espaços administrativos, coworking e recepção.
Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e primeiro presidente do ICTIM, destacou o impacto da iniciativa. “O governo federal tem investido fortemente em inovação, ciência e tecnologia. Maricá tem se consolidado como um polo tecnológico no Rio de Janeiro, e esse projeto amplia oportunidades de qualificação e emprego”, afirmou.
Centro de Recondicionamento de Computadores
Executado pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) em parceria com o Ministério das Comunicações, o CRC é voltado para triagem, manutenção e recuperação de equipamentos eletrônicos. O espaço atende à crescente demanda por reparos e qualificação profissional. Equipamentos irrecuperáveis são destinados à reciclagem, promovendo descarte responsável e reaproveitamento de materiais.

Desde sua criação, o programa ‘Computadores para Inclusão’ já distribuiu 56,6 mil computadores para mais de 4,7 mil laboratórios de informática em 1,1 mil municípios. Além disso, foram oferecidos 226 cursos, formando mais de 51 mil alunos para o mercado de trabalho.
Durante a cerimônia, o ministro Juscelino Filho entregou 100 computadores à prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, como parte do programa. Segundo ela, os equipamentos fortalecerão as secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e ampliarão os laboratórios de robótica nas escolas da cidade.
A Incubadora de Inovação Social e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) estão localizados na Rua Quatro, 534, Qd. 13, Lote 12 – Chácaras de Inoã.