Para o treinador, o principal objetivo do Tsunami, a permanência na 1ª divisão do Carioca, foi atingido. Agora time se prepara para Série D e Copa Rio
Não foi o final de campeonato dos sonhos para a torcida maricaense, mas, para o técnico Reinaldo, a estreia do Maricá F.C. na primeira divisão do Cariocão Superbet 2025 foi “completamente positiva”. O Tsunami terminou a competição na 10ª colocação, apenas uma posição abaixo do Botafogo, o atual campeão brasileiro e da Libertadores. Além disso, chegou a liderar o campeonato por cinco rodadas, uma façanha e tanto para um estreante na elite da competição. Só deixou a ponta da tabela na sexta rodada, com a derrota para o Vasco por 1 a 0, em São Januário, quando também perdeu sua invencibilidade.
Para o comandante maricaense, a principal meta na competição foi alcançada sem sustos e com duas rodadas de antecedência.

“O Campeonato Carioca é muito difícil. O Botafogo é o atual campeão brasileiro e da Libertadores e ficou sem vaga até para a Taça Rio. Foi a nossa estreia na primeira divisão e, mesmo no primeiro ano, não corremos nenhum risco de rebaixamento. Conquistamos a permanência na elite com três rodadas de antecedência. Nossa participação foi completamente positiva”, avaliou Reinaldo.
Para o técnico, seria possível até ir mais longe na competição. O time esteve próximo de uma vaga na Taça Rio, mas perdeu um pouco da confiança após a derrota para o Madureira, na sétima rodada.
“É uma coisa que acontece. Tivemos oportunidade de brigar lá em cima, mas que essa queda sirva de experiência para as próximas competições, para que não erremos mais. Agora é melhorar, especialmente a parte mental, e corrigir os erros, pois a temporada é longa e ainda temos muita coisa para disputar este ano”, completou.
Folga no Carnaval
O elenco do Tsunami entrou de folga após a derrota para o Flamengo, no sábado passado, no Maracanã. A reapresentação está marcada para o próximo dia 6 de março, quando começará a preparação para as duas competições que o time disputará nesta temporada: a Série D e a Copa Rio. Pela primeira vez em sua história, o Tsunami participará de uma competição nacional de longa duração.
“A Série D é um importante projeto do clube este ano. Será mais um campeonato desafiador, mas o Maricá sempre entra para competir e brigar”, afirmou Reinaldo.
Com 64 clubes, a Série D é o campeonato com o maior número de participantes entre as quatro divisões nacionais. A primeira fase é regionalizada, com os times locais enfrentando rivais do próprio estado e de regiões vizinhas. A CBF ainda não informou a data do sorteio dos grupos, mas a primeira rodada está prevista para 13 de abril. Além do Maricá F.C., os outros clubes do Rio de Janeiro classificados para a Série D são o Boavista e o Nova Iguaçu.