Moradores de diversos bairros de Maricá estão enfrentando dias e até semanas sem água, no período mais quente do ano. O problema, atribuído à concessionária Águas do Rio, afeta regiões como Itaipuaçu, Cordeirinho e Itapeba, deixando famílias em situação precária às vésperas do Carnaval.
Sueli Lopes, moradora de Cordeirinho, relatou a dificuldade de lidar com a escassez.
“Minha pia está cheia de louças, e a situação no banheiro já é crítica. Tenho duas crianças em casa, como podemos viver assim, sem água?”, questionou revoltada.
Crise no abastecimento e escassez prolongada
A falta de chuvas há quase um mês tem agravado a situação, impactando até mesmo empresas que fornecem caminhões-pipa, incapazes de atender à alta demanda devido ao desabastecimento gerado pela concessionária.
Questionada sobre as medidas para resolver o problema, a Águas do Rio informou que vem investindo na ampliação da rede de distribuição e que, até 2033, pretende universalizar o abastecimento na cidade. A empresa destaca que já implantou mais de 100 km de rede, beneficiando 53 mil pessoas com água tratada pela primeira vez.
Ainda segundo a concessionária, a cidade conta com três sistemas de captação: Rio Doce e Ubatiba, sob gestão da Águas do Rio, e o sistema Imunana-Laranjal, operado pela Cedae. A empresa afirma que realiza manutenção periódica, automatizou os sistemas e monitora as captações 24 horas por dia pelo Centro de Controle Integrado (COI).
No entanto, nossa equipe visitou a estação de captação do Silvado e constatou que há anos não há investimentos significativos para ampliação da capacidade.
Alternativa com dessalinização
Diante da crise, a Prefeitura de Maricá busca soluções para garantir o abastecimento no futuro. Em janeiro, uma comitiva municipal esteve na Espanha para conhecer um modelo de dessalinização de água, que atende cerca de 400 mil habitantes na cidade de Alicante.
Agora, caberá à Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) realizar estudos para avaliar a viabilidade econômica, técnica e financeira da implementação dessa tecnologia no município.