Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

União de Maricá aposta na experiência para brilhar na Série Ouro do Carnaval 2025

Foto: Rafael Arantes

Em busca do tão sonhado acesso ao Grupo Especial do Carnaval, a União de Maricá deposita sua confiança na experiência do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo. Com passagens por grandes escolas, a dupla se prepara para levar a escola ao título da Série Ouro em 2025, desfilando na Marquês de Sapucaí.

A escola conta com apoio institucional da Prefeitura de Maricá e levará para a avenida o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, uma homenagem à mãe de santo Cacilda de Assis e à entidade Seu 7 da Lira, um exu festeiro da umbanda carioca que marcou a década de 1970.

Esse será o segundo Carnaval do casal defendendo a bandeira da União de Maricá. A parceria entre Fabrício e Giovanna teve início em 2019, pela São Clemente, e em 2025 chega ao sexto Carnaval juntos. O título da Série Ouro seria a primeira conquista de Fabrício e a quinta de Giovanna, que já venceu duas vezes pela Mangueira e duas pela Unidos da Tijuca.

“Estamos nos dedicando ao máximo para conquistar esse campeonato”, ressalta Giovanna. “A dança será intensa e carregada de emoção, refletindo a força do nosso enredo. Estamos confiantes de que nossa apresentação será marcante”, complementa Fabrício.

Com 47 anos, Giovanna acumula vasta experiência e prêmios no segmento, tendo passado por escolas como Mangueira, Viradouro, Vila Isabel, São Clemente, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos de Niterói e Sossego.

“A preparação exige treinos intensivos e aulas de aprimoramento técnico”, explica a porta-bandeira, natural do Rio de Janeiro.

Já Fabrício iniciou sua trajetória na escola mirim da Caprichosos de Pilares e, antes de se tornar primeiro mestre-sala na Portela em 2002, foi segundo mestre-sala da Imperatriz Leopoldinense por oito anos. Ele também passou por São Clemente, Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Sossego, Unidos do Cabuçu, Tradição e Acadêmicos de Niterói.

“A preparação física é fundamental, especialmente por conta das altas temperaturas do Rio em fevereiro. Antes do desfile, hidratação e meditação fazem parte do processo”, conta o mestre-sala, natural de Brasília.

União de Maricá celebra a umbanda carnavalesca na Sapucaí

Com 1.600 componentes distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos, a União de Maricá promete emocionar o público com um samba-enredo vibrante, repleto de referências às tradições da umbanda carnavalesca e à história de Seu 7 da Lira.

O enredo é assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que já conquistou títulos no Grupo Especial pela Mangueira (2016 e 2019) e pela Imperatriz (2023), além de dois campeonatos na Série Ouro com Rainha de Ramos (2020) e Império Serrano (2022). A comissão de frente será comandada pelo renomado coreógrafo Patrick Carvalho, responsável por performances impactantes, como a estreia da União de Maricá na Sapucaí em 2024.

Os ensaios preparatórios começaram no final de 2024, com encontros semanais às sextas-feiras no Centro da cidade. A escola reúne os intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, acompanhados da bateria Maricadência, casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e demais integrantes para garantir uma apresentação inesquecível.

Sair da versão mobile