A seca prolongada, que já dura mais de um mês, tem intensificado os incêndios em vegetação em Maricá, com registros diários de queimadas em diversas regiões, de Itaipuaçu a Jaconé. A situação se agravou especialmente na última semana, mobilizando autoridades e preocupando moradores.
Nesta quinta-feira (27/02), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter um incêndio de grandes proporções entre os bairros Caxito e Pindobas. Segundo apuração do Maricá Info, o fogo teve início próximo à Escola Municipal Wilson Sardinha, se espalhando rapidamente pela vegetação seca.
Moradores do condomínio Royal Garden I também enfrentaram o avanço das chamas na divisa do residencial. Com o risco iminente, alguns se uniram para tentar conter o fogo, que chegou a atingir parte do estacionamento durante a tarde.
As autoridades seguem em alerta e recomendam que a população evite qualquer prática que possa contribuir para novos focos de incêndio, como queima de lixo e descarte irregular de materiais inflamáveis. O combate às chamas continua, enquanto a estiagem persiste e aumenta os desafios para o controle da situação.