27 C
Maricá
sábado, abril 26, 2025
More
    InícioSaúdeEstudo da Fiocruz comprova que amamentação exclusiva fortalece imunidade dos bebês contra...

    Estudo da Fiocruz comprova que amamentação exclusiva fortalece imunidade dos bebês contra Covid-19

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá leva vacinação às escolas e reforça proteção nas salas de aula

    Maricá promoveu nesta sexta-feira (25/04) uma ação especial de...

    Biblioteca de Maricá celebra o Dia do Livro com ação educativa e cultural

    A Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de...

    Maricá disputa primeira partida fora do estado contra a Portuguesa-SP

    Equipe enfrenta a Lusa no Canindé em busca da...

    Uma pesquisa conduzida por especialistas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) revelou que a amamentação exclusiva potencializa a transferência de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19 para os bebês. O estudo analisou mulheres vacinadas contra o vírus SARS-CoV-2 e demonstrou que o leite materno contém níveis significativos dessas defesas naturais.

    Mães que receberam duas ou mais doses de diferentes vacinas contra a Covid-19 e amamentam exclusivamente seus bebês apresentaram um nível de 22,6% de anticorpos neutralizantes no leite, contra 16,1% entre aquelas que não seguem a amamentação exclusiva. Esse resultado é especialmente relevante considerando que bebês menores de seis meses ainda não podem ser vacinados no Brasil, tornando o leite materno uma importante ferramenta de proteção.

    A pediatra e líder da pesquisa, Maria Elisabeth Moreira, destacou a importância do achado: “Os resultados representam um avanço significativo na compreensão da imunidade passiva transferida pelo aleitamento materno e reforçam a recomendação de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida.”

    Amamentação e proteção contra a Covid-19

    Os pesquisadores constataram que a tecnologia da vacina recebida pela mãe (mRNA, vírus inativado ou vetor viral não replicante) não alterou a quantidade de anticorpos neutralizantes presentes no leite, demonstrando que qualquer vacina contra a Covid-19 auxilia na transmissão de imunidade ao bebê.

    A pesquisa contou com a participação dos especialistas do IFF/Fiocruz Yasmin Amaral, Antonio Egídio Nardi, Daniele Marano e Ana Carolina da Costa. O estudo reforça a necessidade de expandir o aleitamento materno exclusivo como estratégia de saúde pública. Atualmente, o Ministério da Saúde busca atingir a meta de 70% dos bebês de até seis meses recebendo esse tipo de nutrição até 2030.

    Com a contínua evolução da pandemia, os especialistas recomendam que mães sigam as orientações de amamentação exclusiva para garantir maior proteção aos bebês contra infecções.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui