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sexta-feira, março 14, 2025
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    Semana do Consumidor: Prefeitura de Maricá promove atendimento itinerante e conscientização

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    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria das Comunidades, está promovendo uma série de atividades entre os dias 12 e 15 de março para celebrar o Dia Internacional do Consumidor. A data, oficializada em 1985 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), reforça a importância dos direitos do consumidor.

    Nesta quinta-feira (13/03), o Procon Itinerante esteve na Praça da 70, em Itaipuaçu, oferecendo atendimento à população e orientando sobre soluções para questões de consumo de forma prática e acessível.

    “O objetivo da ação é conscientizar os consumidores sobre seus direitos. Oferecemos informações sobre cuidados na compra de produtos e contratação de serviços, além de instruções sobre como realizar denúncias”, explicou Wallace Fortes, representante do Procon Itinerante.

    Além do atendimento do Procon, a iniciativa conta com a participação das concessionárias Enel e Águas do Rio, que esclarecem dúvidas e resolvem pendências diretamente com os consumidores.

    Para Kléber Soares, morador do Barroco, a ação foi essencial. “Com a ajuda da equipe do Procon Itinerante, consegui tirar minhas dúvidas sobre a conta de luz e o processo para transferi-la para meu nome. Esse atendimento é fundamental para a população”, afirmou.

    Programação da Semana do Consumidor

    Sexta-feira (14/03)
    Local: Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu
    Horário: 9h às 17h
    Atendimento do Procon Itinerante, Enel e Águas do Rio

    Sábado (15/03)
    Local: Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu
    Horário: 8h às 12h
    Atendimento do Procon Itinerante, Procon Mirim, Enel e Águas do Rio

    Atendimento no Procon Maricá

    Para abrir um processo no Procon, o consumidor deve apresentar os seguintes documentos:

    • Identidade e CPF (original e cópia)
    • Comprovante de residência (original e cópia)
    • Documentos comprobatórios (extratos bancários, faturas de telefonia, contratos, entre outros)
    • Nome, CNPJ, e-mail e telefone da empresa reclamada
    • Protocolo de reclamação/atendimento junto à empresa

    A Secretaria de Defesa do Consumidor disponibiliza os números 97235-7207 e 96738-7962 para denúncias. O atendimento presencial ocorre na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva, nº 154, Parque Eldorado (Centro), e na sede distrital da Prefeitura em Itaipuaçu, na Rua Van Lerbergue, nº 249, Jardim Atlântico Oeste.

    Com essa iniciativa, Maricá reforça seu compromisso com a defesa dos consumidores, garantindo acesso a informações, orientações e soluções para diferentes demandas.

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