23.6 C
Maricá
terça-feira, maio 13, 2025
More
    InícioCultura e LazerO samba encontra o jazz no novo single que o cantor e...

    O samba encontra o jazz no novo single que o cantor e compositor Santoz lança no dia 21 de março

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá amplia vacinação contra a gripe para toda a população

    A Prefeitura de Maricá passou a oferecer, a partir...

    Empresário é investigado por planejar furto em hotel de luxo em Niterói

    A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação...

    Jovens do RJ poderão receber tratamento odontológico gratuito

    A ONG Turma do Bem, reconhecida como a maior...

    Polícia realiza operação contra facção criminosa com alvos em Maricá

    Uma operação conjunta deflagrada nesta terça-feira (13) pela Polícia...

    A música foi gravada com a participação especial da pianista de jazz Yuko Mabuchi

    O jazz encontra o samba no lançamento oficial do novo single do cantor, compositor e beatmaker Santoz intitulado “Yuko toca samba”, que será realizado no dia 21 de março, em todas as plataformas de streamings. Na mesma data, o artista fará uma apresentação ao vivo da música, a partir das 20h, durante o baile de dança de salão Sobrado do Samba no Studio de Dança Henrique Nascimento, na Avenida Dom Hélder Câmara, 6.076, Pilares (zona norte do Rio), com a colaboração dos DJs Henrique Nascimento e Wiliam Fabu. O single foi a primeira faixa escolhida para promover o álbum “Direto em frente”, que Santoz vai lançar na primeira semana do mês de maio.

    Foto: Divulgação.

    A produção do single é do próprio Santoz em parceria com o veterano pianista de jazz afro-americano Billy Mitchel, que foi o responsável por reunir os músicos que gravaram a base instrumental nos estúdios da Vista Records, em Los Angeles. São eles: Billy Paul (percussão), Hussain Jiffry (baixo), Lucio Vieira (bateria) e Troy Dexter (guitarra).

    “Yuko toca samba” é um samba jazz que Santoz compôs pensando inicialmente na cantora norte-americana Alicia Keys. “Originalmente a música se chamava ‘Alicia toca samba’ porque eu escrevi a letra imaginando a Alicia Keys em um rolê comigo no Rio de Janeiro. Quando a inspiração para essa música surgiu eu estava caminhando nas ruas do Riachuelo (bairro da zona norte da cidade)”, contou.

    “Em determinado momento me veio a melodia da música em mente junto com a seguinte frase: Alicia toca samba. Imediatamente eu peguei o celular e comecei a escrever a letra no bloco de notas. Como a inspiração estava no ar eu não queria perder a ideia. Quando cheguei em casa a letra estava quase pronta”, disse Santoz.

    Santoz explicou que a mudança do título da música para “Yuko toca samba” ocorreu depois do encontro que ele teve com a pianista de jazz japonesa Yuko Mabuchi durante uma viagem dela ao Brasil, no ano passado. Desse encontro nasceu a ideia da união do samba com o jazz no single, com homenagens à Yuko e ao sambista Ubirany, ex-integrante do grupo Fundo de Quintal, que morreu ano passado aos 80 anos. Já nos versos iniciais da música, Santoz demonstra a sua intenção: “Yuko toca samba, aprendeu tocar tamborim, tá braba na harmona, repique pique Ubirany”.

    Radicada em Los Angeles, Yuko Mabuchi é uma musicista talentosa em ascensão no jazz contemporâneo nos Estados Unidos. Além de gravar o piano em outras músicas do álbum “Direto em frente”, ela também assina o arranjo do single “Yuko toca samba” com o violonista Raphael Bombom. Sua participação no disco de Santoz é a primeira parceria dela com um cantor brasileiro.

    “Outra homenageada na composição é a Tânia Maria (cantora e pianista brasileira que faz muito sucesso nos Estados Unidos) que na minha opinião ocupa o topo da lista em se tratando de música brasileira em geral. Como a música é um samba jazz eu também faço a menção à Tânia justamente por ela explorar o gênero samba jazz com maestria. A Tânia é do Maranhão, assim como o meu pai, e exerce muita influência sobre o que penso relacionado a música”.

    Com quatro EPs lançados e o mesmo número de singles rodando nas plataformas musicais, o último foi “Ana” (2023), Santoz é um cantor e compositor cuja formação artística reúne influências de diversos gêneros da música brasileira como o samba de raiz, e, também, inclui a música negra norte-americana, através de ritmos como R&B, funk, soul e suas ramificações. Santoz tem diversos trabalhos junto a artistas do rap nacional, como o rapper Bob X. Foi integrante da Banda Cia. dos Músicos, um projeto de jazz fusion encabeçado pelo músico Gino Santana. O grupo atuava musicalmente reunindo amigos músicos para jams sessions em praças da Zona Norte no Rio de Janeiro.

    Serviço:

    Lançamento do single “Yuko toca samba”, do cantor e compositor Santoz
    Data: 21 de março, sexta-feira.
    Onde: Em todas as plataformas de streamings e às 20h no evento Sobrado do Samba, no Studio de Dança Henrique Nascimento, na Avenida Dom Hélder Câmara, 6.076, Pilares
    Lançamento também na página do artista no YouTube

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.