Nesta semana, o Aeroporto de Maricá deu um grande passo na aviação ao iniciar a Prova de Conceito (PoC) do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto (R-AFIS), na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o projeto visa implementar a operação remota dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS), incluindo, pela primeira vez no mundo, o serviço de meteorologia aeronáutica para aeroportos regionais.
Até então, apenas os serviços de Telecomunicações Aeronáuticas eram operados remotamente. A PoC tem como objetivo testar a viabilidade e eficiência desta nova tecnologia em operações aéreas remotas.
Inovação Global na Aviação
“O sucesso dessa fase pode consolidar Maricá como um modelo global de inovação na navegação aérea”, afirmou Marta Magge, diretora de Operações da Codemar. Sob a supervisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), Maricá se torna pioneira ao oferecer operações meteorológicas remotas, utilizando câmeras de alta definição e sensores de última geração.
A nova solução, com a central localizada em Juiz de Fora (MG) e parceria com a empresa AMD Services, além dos tradicionais serviços de Telecomunicações Aeronáuticas, fornecerá também dados meteorológicos em tempo real, essenciais para a segurança das operações aéreas.
Avanço na Meteorologia Aeronáutica
Com a inclusão da meteorologia aeronáutica no sistema R-AFIS, o Aeroporto de Maricá se destaca como o único no mundo a realizar essa operação de forma remota. Luiz Fernando Rosa, diretor técnico operacional da AMD Services, ressaltou que a inovação está na capacidade de fornecer dados meteorológicos precisos e em tempo real, mesmo em condições climáticas adversas, elevando o serviço a um novo patamar tecnológico.
Isaac Nascimento, superintendente de Operações da Codemar, enfatizou que monitorar fenômenos meteorológicos adversos é crucial para garantir operações aéreas seguras, além de fortalecer a segurança operacional da navegação aérea no Brasil.
Potencial do R-AFIS e Impacto no Setor de Aviação
O sistema R-AFIS surge como uma solução estratégica para ampliar os Serviços de Tráfego Aéreo no Brasil, onde menos de 4% dos aeródromos contam com esse serviço. O R-AFIS tem o potencial de beneficiar mais de 580 aeródromos públicos atualmente sem suporte adequado, democratizando o acesso à navegação aérea segura.
“A implantação do R-AFIS em apenas 10% desses aeroportos criará centenas de empregos e impulsionará a qualificação técnica em um segmento estratégico da aviação”, comentou Fernando Rosa, destacando a demanda por profissionais qualificados, como Operadores de Estação Aeronáutica (OEA) e técnicos especializados.
Com isso, a Codemar e o Aeroporto de Maricá reforçam o Brasil como um centro de inovação na aviação global.