A Prefeitura de Maricá vai adicionar camarão ao cardápio da merenda escolar. O crustáceo será fornecido a partir dos tanques de produção do Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar), localizado na Fazenda Joaquin Piñero, no Espraiado. Ao todo, 1.500 quilos serão distribuídos para as escolas municipais e cooperativas de pesca.
A iniciativa começará pelas unidades localizadas em comunidades de baixa renda, como os conjuntos habitacionais Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã) e Carlos Marighella (Itaipuaçu). Antes de chegar às cozinhas escolares, o camarão será descascado e congelado, seguindo as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Produção local e sustentável
O Ciamar utiliza tecnologia avançada e bioinsumos para tratar a água, permitindo uma produção intensiva e sustentável. O centro também cultiva tilápias e desenvolve ração específica, garantindo mais qualidade na produção.
A novidade foi bem recebida pelos alunos, que acompanharam o processo de despesca. “Estou animada para ver o camarão na nossa merenda! Eu amo empadão de camarão”, contou Stefani Maria, de 11 anos.
O secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, destacou a importância da ação: “Esse é um investimento direto na qualidade da alimentação das nossas crianças, fruto da boa gestão dos recursos públicos.”