22.7 C
Maricá
segunda-feira, maio 5, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá terá centro pioneiro no tratamento do câncer com prótons

    Maricá terá centro pioneiro no tratamento do câncer com prótons

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é detido com arma de fogo durante patrulhamento do Proeis em Maricá

    Agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis)...

    Maricá realiza ação educativa sobre segurança viária com foco no Maio Amarelo

    A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, promoveu na...

    Maricá reforça ações de apoio a pessoas em situação de rua

    A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), ampliou...

    Maricá inicia a semana com tempo firme e sem previsão de chuva

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informou que...

    O prefeito Washington Quaquá anunciou que Maricá será sede do primeiro Centro de Protonterapia do Brasil, oferecendo gratuitamente pelo SUS um tratamento inovador contra o câncer. A terapia com prótons reduz drasticamente os efeitos colaterais em comparação à radioterapia convencional.

    A unidade será desenvolvida em parceria com o Centro de Tratamento de Prótons de Madri, referência mundial na tecnologia. “Maricá já é pioneira em muitas iniciativas e, agora, também liderará esse avanço na área da saúde, beneficiando pacientes e impulsionando o turismo médico”, afirmou Quaquá.

    Parceria com Universidade de Vassouras

    O projeto ganhou força com a assinatura de um acordo entre a Prefeitura e a Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), mantenedora da Universidade de Vassouras. A instituição já tem parceria com a Quirónsalud, responsável pelo centro espanhol.

    Foto: Danillo Oliveira

    O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, visitou a unidade de Madri e destacou a importância do tratamento, principalmente para crianças. “A protonterapia será uma revolução na oncologia, combinando inovação em radioterapia e biologia molecular”, explicou.

    Além do tratamento com prótons, o centro oferecerá atendimento completo para diagnóstico e combate ao câncer, incluindo quimioterapia, radioterapia, PET CT, mamografia, endoscopia e tomografia computadorizada.

    Impacto na saúde e na economia

    A iniciativa também beneficiará alunos de Medicina da Universidade de Vassouras, que poderão atuar diretamente na pesquisa sobre protonterapia. O Grupo Quirónsalud auxiliará na capacitação dos especialistas.

    A tecnologia reduz complicações pós-tratamento e o risco de novos tumores, além de gerar economia ao sistema de saúde, minimizando internações prolongadas. O novo centro consolidará Maricá como referência em saúde, atraindo pacientes de todo o Brasil e da América Latina.

    O cientista Fidel António Castro, doutor em Biologia Molecular, destacou a importância do projeto. “O primeiro centro de protonterapia no Brasil será um marco para a ciência e a medicina do país”, afirmou.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.