Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Tempestade no Rio de Janeiro causa alagamentos e transtornos; cidade segue em estágio de atenção

Foto: Reprodução

O forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (19/03) provocou alagamentos e deixou diversos pontos da cidade danificados. Na manhã desta quinta-feira (20/03), ainda era possível observar bolsões de água e quedas de árvores. Até o momento, 10 pessoas foram acolhidas em pontos de apoio após o transbordamento do Rio Acari, na Zona Norte.

Segundo o Centro de Operações, os moradores afetados pela cheia foram levados para a Associação de Moradores da Fazenda Botafogo (Rua Ender, nº 131). A Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, localizada no Parque Columbia, também foi disponibilizada, mas não houve procura de famílias.

Os bairros mais impactados pelas chuvas incluem Barra da Tijuca/Barrinha, Alto da Boa Vista, Anchieta, Bangu, Rocinha e Barra/Riocentro. Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver os estragos causados. Em um vídeo, um morador mostra a água quase chegando ao pescoço após o transbordamento do Rio Acari e afirma ter resgatado sua família de casa.

Em outras áreas, como o Riocentro, um carro ficou parcialmente submerso, enquanto as ruas do Jardim América e Bangu também ficaram alagadas. O serviço de BRT foi afetado, com a linha 68 (Bangu x Deodoro) temporariamente interrompida devido à enchente.

Vídeos de alagamentos circulam nas redes sociais:

Além disso, em Niterói, na Região Metropolitana, dois transformadores explodiram por volta das 22h45 na Rua Tiradentes, devido à queda de uma árvore durante a chuva. Em nota, a Enel Rio informou que equipes estão no local realizando os reparos e a previsão é de que o fornecimento de energia seja normalizado até as 13h desta quinta-feira (20).

O Centro de Operações Rio ainda está atendendo ocorrências de quedas de árvores, sendo uma na Rua Haddock Lobo, no Estácio, e outra na Estrada das Canoas, na Gávea Pequena.

Além disso, bolsões de água permanecem em várias vias, como na Avenida Prefeito Sá Lessa (Pavuna), na Rua Doutor Lessa (Realengo), e na Rua Edgard Werneck (Freguesia).

Sistema de Alerta e Alarme em Maricá

A Defesa Civil Municipal informou que até o final da noite de quarta-feira (19), não houve acionamento das 164 sirenes instaladas em 103 comunidades. Não foi registrado índice pluviométrico suficiente para acionar os equipamentos, sendo que a maior parte das ocorrências foi relacionada a vistorias de muros ameaçando cair.

Previsão do tempo e alerta para o dia 20

A cidade segue em estágio 2 na manhã desta quinta-feira devido à previsão de chuvas nas próximas horas. O tempo deve ser marcado por chuvas fracas a moderadas ao longo do dia, com temperaturas caindo para 27ºC. A atuação de uma frente fria, somada à entrada de umidade do oceano e ventos em altos níveis da atmosfera, seguirá influenciando as condições climáticas. Os ventos devem ser fracos a moderados.

Sair da versão mobile