A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, realizou no sábado (22) o primeiro Festival Cultura de Direitos de 2025, no polo Spar, em Inoã. Com o tema “Empoderamento feminino”, o evento marcou o início da temporada de festivais, reunindo apresentações de música, dança, capoeira, fotografia e grafite desenvolvidas pelos alunos do programa.
O festival contou com interpretação em Libras, apresentações de coral com violino, violão, flauta, saxofone e cavaco, além da participação de centenas de moradores. O coordenador geral do programa, Diestéfano Sant’Anna, ressaltou a importância do evento:
“Essa iniciativa é fruto do trabalho realizado ao longo do programa e agora está sendo apresentada às famílias e à comunidade.”
Já o supervisor administrativo do polo Spar, Valdinei de Oliveira, explicou a escolha do tema:
“Temos muitas alunas mulheres no polo e, em março, é essencial falar sobre políticas públicas e o protagonismo feminino. O festival reforça a importância da igualdade e do empoderamento.”
Sobre o Programa Cultura de Direitos
Criado para promover capacitação por meio de oficinas de audiovisual, música, capoeira e mídias sociais, o programa atua em seis polos no município e acompanha famílias, garantindo direitos e fortalecendo o diálogo entre o poder público e a população.
Polos do programa:
-
Bambuí: Rua 86, Quadra 191, Lote 07, nº 493
-
Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, nº 102
-
Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17
-
Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, nº 203
-
Recanto: Rua Raimundo Monteiro, nº 203
-
Manu Manuela: Rua 27, nº 586, Lote 890
A temporada de festivais seguirá pelos polos ao longo do ano, aproximando ainda mais a comunidade das atividades do programa.