22.8 C
Maricá
sexta-feira, maio 16, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá negocia parceria com instituto cubano para produção de vacinas

    Maricá negocia parceria com instituto cubano para produção de vacinas

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    A Prefeitura de Maricá está em tratativas com o Instituto Finlay de Vacinas (IFV), de Cuba, para desenvolver e produzir imunizantes no município, incluindo uma vacina contra leptospirose. O projeto prevê a criação de um complexo de saúde industrial, unindo a experiência da medicina cubana, reconhecida pela OMS, com a estrutura local.

    Cooperação internacional na área da saúde

    Nesta segunda-feira (24/03), o prefeito Washington Quaquá recebeu representantes do IFV para discutir os detalhes da parceria. “Vamos construir um grande complexo de saúde industrial com o apoio de Cuba, que é referência em ciência e tecnologia. Isso trará benefícios diretos para nossa população e para o Brasil”, afirmou Quaquá.

    A comitiva cubana visitou o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara e o Parque Tecnológico de Ubatiba, onde poderá ser instalada uma unidade do instituto. O secretário de Saúde de Maricá, Dr. Marcelo Velho, destacou que essa cooperação vem sendo desenvolvida há anos, visando fortalecer a saúde pública local.

    Produção de vacinas e inovação

    A parceria inclui a instalação de um polo do IFV em Maricá, com foco na produção de vacinas e desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde. O diretor-geral do instituto, Dr. Vicente Vérez Bencomo, enfatizou a importância de produzir imunizantes acessíveis. “Nosso compromisso é criar soluções para salvar vidas, especialmente contra doenças negligenciadas pelas grandes farmacêuticas”, disse.

    O Instituto Finlay é referência mundial em biotecnologia e foi responsável pelo desenvolvimento da vacina cubana contra a Covid-19, a Soberana.

    Com essa iniciativa, Maricá reforça seu papel como cidade inovadora, investindo em soberania sanitária, acesso à saúde e desenvolvimento científico com impacto social.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.