O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), tomou posse nesta terça-feira (25) como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília. A entidade, com 75 anos de atuação, representa cidades de todo o país e busca fortalecer o desenvolvimento local.
Em seu discurso, Quaquá destacou que sua gestão terá como foco a valorização das vocações municipais. “Cada município tem a sua vocação e o que precisamos agora é unir municípios e vocações. Como dizia Darcy Ribeiro, o Brasil é a província mais luminosa da terra e começa nas nossas cidades”, afirmou.
O ex-presidente da ABM, Ivo Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS), ressaltou que há cerca de 4 mil cidades brasileiras com menos de 30 mil habitantes e que elas precisam de apoio para superar desafios burocráticos. Quaquá se comprometeu a trabalhar para facilitar esse processo.
A cerimônia contou com a presença de autoridades dos três níveis de governo, incluindo prefeitos, deputados e representantes do governo federal, como Olavo Noleto, vice-ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Desenvolvimento e inovação em Maricá
Ao falar sobre Maricá, Quaquá reforçou seu objetivo de impulsionar o turismo e a geração de empregos na cidade. Ele citou projetos captados na Europa, como a criação da primeira clínica brasileira de tratamento de câncer por protonterapia. Segundo o prefeito, essa tecnologia inovadora reduz os efeitos colaterais nos pacientes e ainda pode consolidar Maricá como um polo de “turismo de saúde”.