Em apenas cinco dias, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, conseguiu apreender ou recuperar seis veículos com ajuda das câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). As ocorrências aconteceram entre os dias 3 e 7 de abril, em diferentes bairros da cidade.
Como funciona essa tecnologia?
O sistema de segurança de Maricá conta com 774 câmeras operando 24 horas por dia. Dentre elas, algumas são do tipo CFTV, que monitoram a cidade em tempo real, e outras são OCR, que identificam as placas dos veículos e cruzam os dados com os registros oficiais. O 190 Integrado analisa tudo ao vivo e aciona a polícia imediatamente quando algo suspeito é detectado.
Casos recentes
-
Segunda-feira (07/04): Um carro com restrição de roubo entrou na cidade pela Serra do Mato Grosso. O Ciosp emitiu alerta e o veículo foi localizado na RJ-106, altura do bairro Condado.
-
Sexta-feira (04/04): Um veículo clonado foi identificado na Avenida Itaipuaçu. Após alerta do Ciosp, agentes encontraram o carro entrando em uma garagem na Rua 87. O motorista foi preso em flagrante.
Segurança com tecnologia
O uso das câmeras tem tornado o trabalho das forças de segurança mais rápido e eficiente. A integração entre o Ciosp, Guarda Municipal e a Polícia Militar tem gerado resultados positivos e fortalecido a confiança da população nas ações de combate ao crime.
Além de proteger os moradores, o sistema também tem auxiliado em investigações de outros municípios e até de outros estados.