Aos 24 anos, Bianca Oliveira de Lima tem motivos de sobra para sorrir. Depois de um período difícil nas ruas, ela deu a volta por cima e começou um novo capítulo da vida em Niterói, com casa, trabalho, amigos e um novo amor. A transformação foi possível graças ao apoio da Casa Abrigo Itaipuaçu, administrada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maricá.
Bianca é natural de Maricá e formada como técnica de enfermagem. Mas, após conflitos familiares, acabou deixando o lar e enfrentando a dura realidade das ruas. Em janeiro, ela foi acolhida pela equipe da Casa Abrigo, encaminhada pelo Centro Pop. A partir daí, tudo começou a mudar.
Recomeçar é possível
Com o suporte da equipe técnica e acolhimento afetivo, Bianca reconectou laços com a família — mesmo sem voltar a morar com eles. “Ela retomou o contato, fez visitas, e houve um fortalecimento real dos vínculos”, contou Monique Barreto, coordenadora do abrigo.
Enquanto reconstruía sua confiança, Bianca começou a fazer doces para vender e aos poucos passou a se conectar com a comunidade de Niterói. “Ela se mostrou determinada, criativa e cheia de sonhos. Chegou a ficar alguns dias fora do abrigo, e fomos acompanhando tudo para garantir que o plano de independência era mesmo concreto”, lembra Monique.
Hoje, Bianca divide o aluguel com um novo companheiro e segue sua jornada com dignidade e autonomia.
Suporte que transforma
Todos os encaminhamentos necessários foram feitos para garantir que Bianca continue tendo acesso às políticas públicas, mesmo morando em outra cidade. “Ela virou uma amiga da equipe. Ver histórias como a dela nos lembra por que nosso trabalho importa”, finaliza Monique.