Quem usa a Moeda Social Mumbuca em Maricá levou um susto: desde o dia 12 de março de 2025, o Banco Mumbuca passou a limitar o valor das compras feitas com o cartão ou pelo app E-dinheiro. O problema? Ninguém foi avisado com antecedência — e muita gente ainda não entendeu o motivo.
Agora, os beneficiários dos programas sociais como o Renda Básica de Cidadania (RBC), Auxílio Cuidar, Recomeçar Sem Violência e Auxílio Alimentação, só podem gastar:
-
R$ 800 por dia
-
R$ 2.000 por mês
Para ultrapassar esse valor, é preciso ir pessoalmente até uma agência do Banco Comunitário Mumbuca e solicitar uma autorização.
E o motivo?
Questionado, o Banco Mumbuca não explicou o porquê da mudança. Em nota, disse apenas que os limites foram definidos pelo Instituto E-dinheiro Brasil, responsável por gerenciar a plataforma onde a moeda social funciona. O aviso foi enviado via aplicativo para os usuários, sem maiores detalhes.
E não é só em Maricá…
Moradores de Niterói, que recebem o benefício por meio da moeda social Araribóia, também relataram o mesmo problema. Lá, o sistema também é administrado pelo Instituto E-dinheiro, que aplicou limites semelhantes.