A Polícia Militar prendeu, na noite de segunda-feira (7), Carlos Vinicius Moreira, conhecido como Pepita, acusado de assassinar o soldado do Exército Lyan Carlos Faria Baptista da Silva, de 20 anos. O crime aconteceu em fevereiro do ano passado, na comunidade de Manguinhos, Zona Norte do Rio.
Pepita foi localizado nos acessos ao Morro do São Carlos, no Estácio, Região Central, após ação conjunta dos batalhões de São Cristóvão (4º BPM) e Tijuca (6º BPM). Ele era considerado foragido desde junho de 2024 e tinha um mandado de prisão em aberto.
Como foi a prisão
Os policiais monitoraram pontos estratégicos próximos ao Hospital Central da PM e a uma área de mototáxi usada para acessar o Morro do São Carlos. Foi nesse momento que Carlos Vinicius foi detido e levado para a 6ª DP (Cidade Nova), onde o caso foi registrado.
Relembre o caso
O crime ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2023. Lyan Carlos estava na porta de uma barbearia no Morro do Amorim, em Manguinhos, quando foi assassinado a tiros. Testemunhas relataram que Pepita passou o dia bebendo e chegou a intimidar clientes no local. O soldado deixou a barbearia com um amigo, mas foi seguido e morto.
A investigação aponta que a ação foi motivada por um surto de agressividade do acusado, que já apresentava comportamento violento naquele dia.