O número de matrículas no ensino médio cresceu em 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (9). O levantamento, realizado pelo Censo Escolar, revelou um total de 7,8 milhões de estudantes matriculados nessa etapa da educação básica, um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, que contabilizou 7,6 milhões de matrículas.
A alta sinaliza a reversão da tendência de queda registrada após a pandemia da Covid-19. Na ocasião, a rede de ensino havia sofrido uma retração de 0,4% nas matrículas da educação básica.
“Neste ano não caímos, e até crescemos. Então, é uma tendência importante”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a apresentação dos dados.
Governo avalia impacto do programa Pé-de-Meia
O ministro também afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está desenvolvendo estudos para analisar o impacto do programa Pé-de-Meia, política pública voltada à permanência escolar por meio de incentivos financeiros a estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A expectativa é que, com os dados atualizados das redes estaduais que serão enviados até maio, seja possível avaliar de forma mais precisa os efeitos do programa.
Perfil das matrículas
Segundo o Censo Escolar 2024:
-
A rede estadual concentra a maior parte dos alunos do ensino médio, com 6,5 milhões de matrículas, o que representa 83,1% do total;
-
A rede privada possui aproximadamente 1 milhão de estudantes (13,2%);
-
A rede federal registra 243,6 mil matrículas, equivalente a 3,1%.
Além disso, o levantamento indica que:
-
82,5% dos estudantes frequentam o turno diurno;
-
17,5% estudam à noite, sendo o ensino médio a única etapa da educação básica com esse percentual de alunos no período noturno;
-
94,5% dos alunos estão matriculados em escolas urbanas;
-
42,2% das escolas de ensino médio possuem mais de 500 estudantes.
Frequência escolar
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2024, do IBGE, complementam o cenário apresentado pelo Censo: 93,4% dos jovens entre 15 e 17 anos frequentam a escola.
O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e representa a principal base de dados da educação básica no país. Os resultados completos estão disponíveis no portal oficial do Inep.