A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa, Minha Vida, viabilizou a ocupação de mais de 200 vagas de emprego em apenas dois dias para moradores dos residenciais Carlos Marighella, em Itaipuaçu, e Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã. As oportunidades foram ofertadas por uma rede de supermercados que atua no município.
A iniciativa integra o projeto de inserção produtiva e geração de renda voltado às comunidades atendidas pelo programa habitacional federal. O objetivo da ação é facilitar o acesso ao mercado de trabalho formal, promovendo a autonomia financeira e a inclusão social dos beneficiários.
A secretária Brunna Tavares, titular da pasta responsável, destacou o protagonismo das comunidades no processo:
“Essa foi uma demanda apresentada diretamente pelos moradores e, de forma inédita, conseguimos articular a presença do setor privado nos residenciais. O poder público precisa estar presente nas comunidades com ações efetivas que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirmou.
Durante o processo seletivo, foram disponibilizadas vagas para diversas funções, entre elas: estoquista, repositor, operador de caixa, auxiliar de serviços gerais, fiscal, segurança, além de vagas específicas para pessoas com deficiência. Para participar, os interessados precisaram apresentar a carteira de trabalho e currículo atualizado.
Moradora do condomínio Carlos Marighella, a candidata Valéria Correia, de 36 anos, elogiou a ação:
“Estou desempregada e essa iniciativa está me ajudando muito. É uma oportunidade importante e espero conseguir uma vaga como repositora”, disse.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da empregabilidade e o fortalecimento da economia local por meio da valorização da mão de obra residente nos territórios populares de Maricá.