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sexta-feira, abril 11, 2025
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    Mutirão do Procon de Maricá ajuda moradores a negociar dívidas com a Enel

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    Crédito da foto: Elsson Campos.

    Nesta sexta (11), a Prefeitura de Maricá realizou um mutirão para ajudar quem está com contas de luz atrasadas. A iniciativa da Secretaria de Defesa do Consumidor aconteceu na sede do órgão, no Centro, e ofereceu condições especiais para negociar dívidas com a Enel, distribuidora de energia elétrica.

    Quem pôde participar?

    • Quem tem faturas vencidas há mais de 90 dias

    • Quem não tem parcelamentos em andamento ou encerrados nos últimos 3 meses

    • Quem não renegociou dívidas via Procon, Desenrola ou Renegocia nos últimos 12 meses

    Como funcionou?

    • Dívidas até R$ 2.500: sem valor mínimo para negociar

    • Dívidas até R$ 5.000: pagamento de 5% do valor total

    • Dívidas acima de R$ 5.000: pagamento de 10% do valor total

    A boa notícia? A maioria dos casos teve solução! Segundo o subsecretário Salomão Vianna, 78% das negociações deram certo, e a meta é bater 80% em 2024.

    “Montamos toda a estrutura aqui com representantes da Enel, advogados e atendentes. É muito mais fácil do que enfrentar fila em outro lugar”, disse Vianna.

    O atendimento também valeu para quem mora fora de Maricá — bastava apresentar a conta de luz no nome do titular.

    Gente como a gente aprovou

    A comerciante Roseni Cardoso, de 53 anos, conseguiu parcelar sua dívida e saiu aliviada.

    “Fui muito bem atendida. Agora consigo pagar aos poucos, o que ajuda muito.”

    Já o técnico em refrigeração Sérgio Carlos também gostou do atendimento e fez um apelo:

    “Esse tipo de mutirão devia acontecer mais vezes, e não só com a Enel.”

    Procon vai além

    A Secretaria de Defesa do Consumidor também comanda vários outros projetos:

    • Procon Mirim – educação financeira para crianças

    • Procon Jovem e Procon Sênior – focado nos direitos de jovens e idosos

    • Capacita – cursos sobre direitos do consumidor e do comerciante

    • Procon Itinerante – atendimento nos bairros

    • Espaço Mediar – mediação entre consumidores e empresas

    • Fiscalizações – contra produtos vencidos ou irregulares no comércio

    Denuncie ou tire dúvidas

    • Denúncias: (21) 97235-7207

    • Informações: (21) 96738-7962

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    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

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