26.7 C
Maricá
sábado, abril 12, 2025
More
    InícioEconomiaQuaquá propõe transformar Maricá em destino enoturístico com vinícola-hotel e produção de...

    Quaquá propõe transformar Maricá em destino enoturístico com vinícola-hotel e produção de marca própria de vinho

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove trilha às Grutas do Spar com alunos do polo Viver Bem de Inoã

    Atividade reforça integração com a natureza e promove bem-estar...

    Maricá aposta em fábrica de conservas para impulsionar pesca local

    A cidade de Maricá está dando um novo passo...

    Governo lança plano com 45 ações para proteger crianças e adolescentes

    O Governo Federal apresentou nesta quinta-feira (10), em Brasília,...

    Maricá FC anuncia seis reforços para a disputa da Série D

    O Maricá Futebol Clube apresentou nesta semana seis novos...

    Maricá reforça protagonismo das cidades em reunião do BRICS+ no Irã

    O vice-prefeito de Maricá, João Maurício de Freitas, representou...

    Novos empreendimentos também vão funcionar como espaço para cursos técnicos e superiores, além de oferecer colaboração técnica e cultural na área de enologia

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, quer colocar o município na rota do turismo de vinhos do estado do Rio. Nesta sexta-feira (11/04), o chefe do executivo municipal e o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, assinaram um termo de cooperação técnica, cultural e econômica para desenvolver novos projetos nas áreas da viticultura e enologia nas duas cidades.

    O documento prevê uma parceria para a criação de uma marca de vinhos em Maricá, a construção de uma vinícola-hotel no município do Centro-Sul fluminense e a instalação de uma cave de vinhos em terras maricaenses.  A parceria inclui a criação de um heliponto e o estudo de outras formas de transportes ligando os dois municípios, com o objetivo de dar agilidade à produção e fomentar o turismo. O processo de intercâmbio entre as cidades está sendo coordenado pelo presidente da Empresa Municipal de Turismo e Cultura, Antônio Grassi.

    “Gutinho descobriu ouro aqui. A cidade produz ótimos vinhos, alguns até premiados. Assim como é feito com o vinho do Porto, em Portugal, vamos produzir os nossos rótulos com a marca de Maricá utilizando as uvas cultivadas em Areal. Agora, o turista vai para a cidade mais bonita do mundo, que é o Rio de Janeiro, em duas horas vem beber vinho em Areal e depois vai pegar uma praia em Maricá. Essa triangulação será o futuro do turismo no Rio de Janeiro”, disse Quaquá.

    O prefeito Gutinho Bernardes comemorou a parceria e diz que a dobradinha entre Maricá e Areal vai render bons frutos, e rótulos. “Não existe estado forte sem interior forte. E é isso que as duas cidades estão fazendo com essa parceria. É uma honra e um orgulho ter Maricá como cidade irmã de Areal nesta iniciativa inédita para o estado. Vamos fazer uma grande conexão turística entre a serra e o mar, com muito vinho e gastronomia de qualidade”, garantiu.

    Quaquá quer colocar Maricá na rota do vinho/Foto/Bender Arruda

    A cerimônia de assinatura foi no Cine+, escola de formação audiovisual de Areal, e reuniu políticos e empresários com vínculos na região do Centro-Sul Fluminense, como Roberto Medina, criador do megafestival Rock in Rio. Medina, inclusive, assinou o termo de cooperação como testemunha.

    Investimento em pesquisa

    Na tarde da última quinta-feira, em evento que contou com o governador Cláudio Castro, Areal lançou a pedra fundamental para a construção do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense.

    O espaço vai abrigar um moderno centro de pesquisa para o refinamento das técnicas de produção das castas, oferecendo suporte técnico e científico às vinícolas locais. Areal conta com mais de 30 hectares de área plantada para viticultura com oito variedades de uva, com destaque para a variedade Syrah.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui