O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, participou nesta segunda-feira (14/04) de uma reunião estratégica para alinhar os grandes projetos estruturantes que serão lançados no aniversário da cidade, em 26 de maio. As ações visam impulsionar o desenvolvimento urbano de Maricá, com foco também nas áreas social e econômica.
Durante o encontro, Quaquá discutiu a construção de novos postos de saúde em todos os distritos do município e reforçou o compromisso com a instalação do Centro de Protonterapia, que será pioneiro no país no tratamento contra o câncer com prótons — tecnologia que reduz os efeitos colaterais da terapia tradicional.
O prefeito também abordou investimentos em infraestrutura educacional, como a ampliação de escolas e a criação dos novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que ofertam ensino integral. Na pauta, ainda foram discutidos projetos de mobilidade urbana, como a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
“Estamos tratando de um conjunto de metas e projetos que vamos lançar em 26 de maio para que toda a população conheça e participe desse novo momento da cidade”, afirmou Quaquá.
Ajustes e financiamento
O prefeito ressaltou que os recentes ajustes e cortes em programas sociais têm como objetivo garantir recursos para os novos investimentos estruturais. Ele também revelou a possibilidade de buscar financiamento junto ao BNDES para viabilizar os projetos. Na semana passada, Quaquá se reuniu com o presidente da instituição, Aloísio Mercadante, para tratar de possíveis parcerias em setores estratégicos.
“Estamos construindo uma cidade com mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida. A cidade do futuro é feita com planejamento, trabalho e oportunidades. Vamos qualificar nossa população para que ela tenha acesso a bons empregos e ajude a movimentar uma economia sólida”, declarou o prefeito.
Desde o início do mandato, Quaquá tem anunciado uma série de ações que fazem parte do que chama de “revolução na revolução”. Entre elas, está a aquisição de dez obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que posicionarão Maricá como a segunda cidade com mais obras do arquiteto no Brasil, atrás apenas de Brasília.
Outros projetos anunciados incluem a construção de hotéis em Itaipuaçu e o complexo turístico “Samba, Futebol e Caipirinha”, que tem como objetivo fortalecer o setor de turismo e promover uma nova matriz econômica para o município.