A Rodoviária do Rio, no Santo Cristo, deve receber cerca de 300 mil passageiros até a próxima quinta-feira (24), impulsionada pelas comemorações da Páscoa, Tiradentes (21) e São Jorge (23). A expectativa é de intensa movimentação no terminal durante todo o período.
Segundo a concessionária que administra o espaço, aproximadamente 148 mil pessoas devem chegar à capital de ônibus. O maior fluxo de embarques está previsto para esta quinta-feira (17), com 28 mil partidas estimadas. Para atender à demanda, foram programadas 322 viagens extras.
O pico de desembarques, por sua vez, deve ocorrer na segunda-feira (21), também com previsão de 28 mil passageiros chegando à cidade. Ao todo, as 39 viações que operam no terminal colocarão cerca de 10 mil ônibus nas estradas, sendo 1.712 viagens extras.
Os principais destinos procurados por quem deixa a capital são cidades da Costa do Sol, Costa Verde, Região Serrana e interior do estado, além de municípios em São Paulo e Minas Gerais. A tendência nacional de optar por viagens de curta e média distância se mantém, com o Sudeste liderando as buscas, seguido por Nordeste e Sul.
A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) estima um crescimento de 60% nas viagens interestaduais durante o feriado em todo o país. No Rio, esse índice pode alcançar 80%, impulsionado pelo feriado de São Jorge.
Alta na ocupação hoteleira
De acordo com o Visit Rio, o impacto econômico direto do feriadão na cidade pode chegar a R$ 103 milhões. A expectativa é de alta ocupação na rede hoteleira, especialmente no dia 19, quando a taxa pode atingir até 95%.