A Secretaria de Saúde, promove neste sábado (26/04) o Dia “D” de Vacinação, das 9h às 16h, na Lona Cultural Beth Carvalho, localizada próxima à Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. A ação tem como foco a ampliação da cobertura vacinal entre adultos, com a aplicação de imunizantes contra tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também poderão se vacinar contra a Influenza (gripe). Entre eles estão gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde e indígenas.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a caderneta de vacinação. No caso da vacina contra a gripe, é preciso também apresentar um comprovante que ateste a inclusão em um dos grupos prioritários.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância da iniciativa.
“Estamos empenhados em ampliar a proteção da população contra doenças imunopreveníveis. Realizar essa ação em um sábado facilita o acesso, especialmente em um distrito em constante crescimento como Itaipuaçu”, afirmou.
Ação também oferece atividades de bem-estar
Além das vacinas, o evento contará com uma programação paralela voltada à promoção da saúde. Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), haverá ações educativas sobre nutrição, sessões de yoga, massagens e atividades corporais.
Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Maricá, também participarão com orientações sobre cuidados ambientais e prevenção de doenças, como parte de um projeto de extensão.