Sistema de monitoramento da Prefeitura em parceria com a Polícia Militar aumenta eficiência no combate ao crime
A atuação integrada entre a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do sistema ‘190 Integrado’, resultou na recuperação de 33 veículos roubados ou furtados em pouco mais de um mês.
A operação é coordenada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que atualmente dispõe de 773 câmeras espalhadas pela cidade — sendo 164 do tipo OCR, com capacidade de leitura automática de placas. Quando um veículo com registro de roubo, furto ou clonagem é identificado, equipes do Proeis e da Guarda Municipal são imediatamente acionadas para realizar a abordagem.
Desde o início da integração, em 19 de março, o número de veículos recuperados aumentou 75% em relação ao período anterior à parceria.
Caso em destaque
No dia 10 de abril, o sistema identificou um veículo Jeep com placa clonada, associado a uma tentativa de duplo homicídio no Espírito Santo, trafegando pela RJ-106. A Polícia Militar foi acionada rapidamente e realizou a abordagem, resultando na prisão do condutor.
Expansão do monitoramento
A atual estrutura do Ciosp representa apenas a primeira fase de um projeto mais amplo. A Prefeitura pretende ampliar significativamente o sistema, com a implantação de uma nova central de inteligência e a instalação de mais de 7 mil câmeras nos próximos anos, reforçando o compromisso com a segurança pública e a prevenção da criminalidade em Maricá.