Enquanto muita gente descansava no feriado prolongado, as equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas), da Prefeitura de Maricá, seguiram firmes no trabalho de apoio às pessoas em situação de rua. Em esquema de plantão, os agentes atuaram em diferentes pontos da cidade, prestando atendimento especializado com assistentes sociais e psicólogos.
O resultado? Entre os dias de folga, 16 pessoas foram encaminhadas para acolhimento institucional e outras 16 foram identificadas e cadastradas no serviço.
As ações se concentraram principalmente em locais com maior vulnerabilidade social. Além do suporte psicológico e social, os atendidos tiveram acesso a alimentação, banho e local para guardar seus pertences no Centro Pop.
“O foco é atender o que cada pessoa realmente precisa. Saúde, documentos, Cadastro Único… cada caso tem sua prioridade”, explicou Ualace Carvalho, coordenador do Seas.
Segundo ele, de janeiro até abril, mais de 50 pessoas deixaram as ruas com a ajuda do serviço. E qualquer morador pode colaborar: basta acionar a equipe pelo telefone (21) 97237-8353, que funciona por ligação ou WhatsApp.