O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (26) impor novas sanções contra a Rússia, criticando a escalada dos ataques em áreas civis na Ucrânia. Segundo Trump, a recente ofensiva levanta dúvidas sobre a real intenção de Vladimir Putin em pôr fim ao conflito.
“Não havia motivo para atacar cidades e vilarejos. Isso me faz pensar que talvez Putin não queira encerrar a guerra e esteja apenas ganhando tempo. Se for o caso, teremos que agir de outra maneira”, escreveu Trump na Truth Social.
A declaração foi feita após Trump participar do funeral do Papa Francisco, no Vaticano. Antes da cerimônia, ele se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em um encontro que, segundo ambos, teve um tom positivo.
“Muitas pessoas estão morrendo!”, reforçou Trump na publicação.
O líder americano sugeriu novas medidas contra Moscou, entre elas o endurecimento das sanções já existentes e possíveis ações contra o sistema bancário russo.
Enquanto isso, autoridades russas divulgaram que Vladimir Putin, em reunião com o enviado americano Steve Witkoff, expressou disposição para negociar uma solução para o conflito na Ucrânia “sem pré-condições”.