Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Festival celebra cultura e direitos com arte e música em Maricá

Foto: Bernardo Gomes

A Secretaria de Direitos Humanos, realizou no sábado (26/04) o Festival Cultura de Direitos na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Com o tema “Nossas Culturas – O universo que nos cerca”, o evento reuniu centenas de pessoas para acompanhar as apresentações artísticas dos alunos do polo Pedreiras.

As atividades incluíram interpretações musicais com Libras, coral com violino, violão, flauta, saxofone e cavaquinho, além de apresentações de dança, capoeira, fotografia e grafite. O festival é parte do trabalho desenvolvido nas oficinas do programa Cultura de Direitos e tem como objetivo levar essas produções aos diferentes polos da cidade.

“O festival é o resultado de tudo o que vem sendo construído no programa e é uma oportunidade de apresentar isso às famílias e à comunidade”, destacou Diestéfano Sant’Anna, coordenador geral do projeto.

O público também participou de uma roda de conversa sobre “Identidade Indígena”, em homenagem ao mês dos povos originários. Lideranças das aldeias locais compartilharam saberes sobre resistência, cultura e ancestralidade.

Darci Tupã, representante da Aldeia Mata Verde Bonita, emocionou os presentes: “São 525 anos de cura e resistência. Passamos por muitas provações, mas mantemos viva nossa forma de viver. Convido todos a visitarem nossa aldeia nos dias 8, 9 e 10 de agosto para um importante evento cultural. Queremos estar cada vez mais próximos de vocês”, disse.

Sobre o Programa Cultura de Direitos

O Cultura de Direitos busca promover a capacitação da comunidade por meio de oficinas de audiovisual, música, capoeira, videoarte e mídias sociais. O projeto também realiza acompanhamento social das famílias, assegurando o acesso a direitos básicos e fortalecendo a relação entre a população e o poder público, por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.

Locais dos polos:

Sair da versão mobile