Dois adolescentes, de 15 e 13 anos, foram detidos nesta terça-feira (6), durante uma operação da Polícia Federal voltada ao combate de crimes relacionados ao abuso sexual infantil na internet. A ação ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e envolveu o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência dos jovens, que são irmãos.
A operação, batizada de “Olho de Hórus IV”, teve início após uma denúncia feita pelo pai de uma das vítimas, em 2024. Durante a ação, os agentes apreenderam celulares e computadores contendo registros de violência sexual, que agora passarão por perícia. O material analisado indica produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil.
O adolescente de 15 anos vai responder por atos infracionais análogos aos crimes de estupro, produção e disseminação de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Já o irmão mais novo, de 13 anos, responderá pelo armazenamento desse tipo de material.
Os dois foram levados para a 52ª DP (Nova Iguaçu), onde o caso segue sob investigação. Segundo a Polícia Federal, o nome da operação faz referência ao Olho de Hórus, símbolo da mitologia egípcia associado à proteção, poder e vigilância. “Seu sentido também está atrelado à onisciência, sendo considerado ‘o olho que tudo vê’”, destacou a corporação em nota.
A Polícia Federal reforça que atua de forma contínua no rastreamento e combate a crimes cibernéticos que envolvem a exploração sexual de menores, contando com o apoio de denúncias feitas por familiares e cidadãos.