Dois adolescentes foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (8) após serem flagrados praticando o chamado “surfe ferroviário” em um trem da SuperVia, na estação de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Segundo a concessionária, os jovens foram vistos por agentes de segurança ao se arriscarem do lado de fora do trem em movimento. A Polícia Militar foi acionada e realizou a apreensão no local. O Conselho Tutelar também foi chamado e o caso será registrado na delegacia da região.
A prática, além de ilegal, representa alto risco para a vida dos envolvidos e compromete a segurança de todos os passageiros. De acordo com a SuperVia, em 2023 foram registrados 46 casos semelhantes.
“Essa ação é irresponsável e compromete a vida desses infratores e de toda a nossa operação. Essas crianças correm risco de vida”, alertou Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia.
A concessionária ressaltou que, ao perceberem pessoas em locais inapropriados do trem, os maquinistas são orientados a interromper a viagem até que a situação seja resolvida, o que causa atrasos e transtornos para os demais passageiros.
A SuperVia informou ainda que conta com o apoio do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPfer) e de batalhões da PM para coibir esse tipo de ocorrência. Os passageiros também podem colaborar denunciando comportamentos de risco por meio dos canais de atendimento da concessionária ou pelo Disque Denúncia, no número (21) 2253-1177.