A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (07/05) uma experiência inesquecível para os alunos da Escola do Idoso. A turma da unidade do Centro participou de uma excursão ao AquaRio, no Rio de Janeiro — o maior aquário marinho da América do Sul.
A atividade integra o projeto de ampliação dos saberes, que vai além do ensino convencional em sala de aula. Durante a visita, os 40 alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes espécies marinhas, como peixes, tubarões, corais e outros animais, além de aprofundar o conhecimento sobre ecossistemas aquáticos e a importância da conservação dos oceanos.
Para muitos, o passeio representou a realização de um sonho.
“Foi uma felicidade estar aqui. Sempre passei em frente e tive vontade de conhecer. Hoje tive essa felicidade. Quando soube que ia participar desse momento, foi a realização de um sonho. Uma alegria que não sei nem como explicar. Achei tudo muito lindo”, relatou emocionada Maria da Conceição de Souza, 61 anos, moradora de Cordeirinho e aluna da Escola do Idoso do Centro.
O AquaRio, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, tem também um papel educativo e terapêutico. Para o biólogo marinho Leonardo Avelar, gestor do setor de conservação do espaço, a visita dos alunos de Maricá reforça a importância de projetos voltados à terceira idade.
“É muito importante para nós recebermos a Escola do Idoso. Além de apresentarmos conteúdos transformadores, o AquaRio também é estudado como ferramenta de terapia. Nosso objetivo é tornar o ambiente dessas pessoas mais tranquilo. Esperamos que Maricá, como cidade oceânica, continue participando dos nossos projetos”, destacou.
A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com o aprendizado contínuo, a inclusão social e a valorização da terceira idade, proporcionando vivências que estimulam o conhecimento, a convivência e o bem-estar dos alunos da Escola do Idoso.