A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) promove, nos dias 12 e 13 de maio, escutas públicas presenciais nos municípios de Nova Friburgo e Cabo Frio. A ação integra o calendário de reuniões regionais voltadas ao planejamento de políticas públicas culturais em todo o estado.
As atividades fazem parte da construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) para a execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), seguindo diretrizes do Ministério da Cultura (MinC). Após os primeiros encontros realizados em Itaperuna e Campos, a iniciativa segue para as Regiões Serrana e Baixada Litorânea.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destaca a importância do contato direto com a sociedade civil:
— O processo de escuta, especialmente quando feito de forma presencial, fortalece a descentralização dos recursos da pasta. A partir dessas demandas, vamos traçar o planejamento da Cultura para os próximos quatro anos — afirma.
As escutas públicas presenciais também apresentam um balanço da execução do primeiro ciclo da PNAB no estado. Em 2024, foram lançados sete editais, que beneficiaram mais de 1.100 projetos culturais, com investimentos superiores a R$ 100 milhões.
Participação on-line
Para quem não puder comparecer presencialmente, a participação também pode ser feita por meio do formulário digital:
Formulário de participação
Calendário da segunda semana de escutas públicas:
-
12/05 (domingo), às 17h – Região Serrana: Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura – Rua Salusse, nº 616, Centro, Nova Friburgo.
-
13/05 (segunda-feira), às 17h – Baixada Litorânea: Escola Municipal Profa. Amena Mayall – Rua Luís Lindenberg, nº 6, Guarani, Cabo Frio.
A programação seguirá até junho, com visitas a todas as dez regiões do estado do Rio de Janeiro.