Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura de Maricá apresenta relatório de gestão da Secretaria de Cultura referente ao primeiro quadrimestre de 2025

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, apresentou nesta quinta-feira (8) o relatório de gestão e atividades realizadas entre janeiro e abril de 2025. A prestação de contas foi realizada no Cine Henfil, no Centro, com a presença de secretários municipais, representantes do Fórum Municipal de Cultura, do Grupo de Artistas de Maricá (GAM), sociedade civil, artistas e vereadores eleitos.

Entre as ações de destaque estão a criação da Universidade Livre do Carnaval de Maricá, realização do Sarau Maricá das Artes, Clube do Livro, Pontos de Cultura, pintura da Escadaria Boa Vista, projeto Secretaria Itinerante, recadastramento da Feira Maricá Mostra Cultura e exibições no Cine Henfil de filmes indicados ao Oscar.

O relatório também destacou a presença de Maricá em eventos internacionais como a Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, em Madrid, na Espanha, e o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia.

Em agenda externa, o vice-prefeito João Maurício de Freitas enviou uma mensagem em vídeo parabenizando a iniciativa de prestação de contas. “O secretário Sady Bianchin tem conduzido um trabalho marcado pela escuta e participação popular, envolvendo conselhos, sociedade civil e vereadores na construção das políticas públicas de cultura em nosso município”, afirmou.

O secretário Sady Bianchin reforçou o compromisso da pasta com a transparência e a participação social. “Este relatório é uma devolutiva do que foi executado e do que estamos construindo para o restante do ano. A cultura em Maricá é feita com diálogo e envolvimento direto da população”, pontuou.

Números e ações culturais

De janeiro a abril, foram ofertadas 39 oficinas gratuitas pelo projeto Maricá das Artes, com atividades voltadas à formação artística em áreas como instrumentos musicais (flauta, trompete e clarineta), musicalização infantil, contação de histórias e práticas lúdicas. Aproximadamente 700 pessoas participaram das oficinas realizadas nos polos da Mumbuca (CEU), Centro e Itaipuaçu. Ao longo do período, cinco eventos culturais foram promovidos nesses espaços.

O Cine Henfil registrou a presença de 8.736 visitantes no quadrimestre. O mês de janeiro teve o maior público, com 2.391 pessoas, impulsionado pelo lançamento da Universidade Livre do Carnaval de Maricá e as sessões do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025.

Participações institucionais

A solenidade contou com falas de diversas autoridades. A secretária de Comunicação, Danielle Oliveira, destacou o papel da cultura na construção coletiva. Já Brunna Tavares, da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa Minha Vida, ressaltou a importância dos espaços culturais como ferramentas de inclusão e melhoria da qualidade de vida.

A vereadora Adriana Costa enfatizou o impacto da cultura na valorização dos espaços urbanos. “A cultura transforma. Um local simples pode se tornar um ponto de arte viva para a cidade”, disse. Kelly Bernardos reforçou a importância da manutenção das ações culturais em Maricá. Andrea Cunha, por sua vez, defendeu a cultura como elemento transversal às demais políticas públicas, promovendo integração com áreas como saúde, educação e economia solidária.

O encerramento do evento contou com apresentações musicais dos artistas Ronaldo Valentim e Dalva Alves, com repertório autoral e sucessos da Música Popular Brasileira.

Sair da versão mobile