23.2 C
Maricá
terça-feira, maio 13, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá realiza recambiamento de pessoas em situação de rua para cidades de...

    Maricá realiza recambiamento de pessoas em situação de rua para cidades de origem

    Data:

    Últimas Notícias

    Empresário é investigado por planejar furto em hotel de luxo em Niterói

    A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação...

    Jovens do RJ poderão receber tratamento odontológico gratuito

    A ONG Turma do Bem, reconhecida como a maior...

    Polícia realiza operação contra facção criminosa com alvos em Maricá

    Uma operação conjunta deflagrada nesta terça-feira (13) pela Polícia...

    Jovem é morto a tiros durante festa em Duque de Caxias

    Sérgio Luan Santos Ferreira de Moraes, de 23 anos,...

    Itaboraí aplica mais de 4 mil doses no Dia D de vacinação

    A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal...

    Entre os dias 1º e 8 de maio, a Prefeitura de Maricá realizou o recambiamento de 17 pessoas em situação de rua para suas cidades de origem. A ação foi conduzida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em conjunto com as secretarias de Governo e de Segurança.

    De acordo com a prefeitura, os deslocamentos ocorreram mediante escuta qualificada, sem uso de coerção, respeitando o desejo individual dos beneficiados. Dos 17 recambiados, quatro foram encaminhados para Brasília, três para São Paulo, dois para Minas Gerais, um para o Espírito Santo, um para o Rio Grande do Sul e outro para a Paraíba. Os demais retornaram para cidades do estado do Rio de Janeiro.

    “Trata-se de um procedimento pontual e planejado, que visa garantir o retorno com dignidade. As equipes avaliam cada caso e, quando necessário, promovem o fortalecimento de vínculos familiares. Tudo é feito com respeito à vontade da pessoa”, afirmou o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Carlos Azevedo.

    Um dos casos foi o de Matheus dos Prazeres, de 26 anos, desempregado, sem documentos e em situação de rua. Após o registro de boletim de ocorrência, o jovem foi acolhido em abrigo municipal e, no dia seguinte, seguiu viagem para Brasília, onde reencontrou a família. “Ele estava sem documentação, o que impedia o deslocamento imediato. Após os trâmites, o recambiamento foi possível”, explicou Dayse Almarindo, subcoordenadora do Centro Pop.

    Segundo Rebeca Azevedo, coordenadora de Alta Complexidade da secretaria, o recambiamento é uma estratégia técnica de reinserção. “Não se trata apenas de colocar a pessoa em um ônibus. Há articulação com os serviços do local de destino, garantindo acompanhamento e suporte. É uma política pública estruturada, feita com responsabilidade e respeito ao cidadão”, concluiu.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.