A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (13/05) o setor de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O novo serviço atenderá cerca de 750 pessoas por mês, com agendamentos realizados pela Central de Regulação.
A estrutura oferecerá consultas pré e pós-operatórias, exames e cirurgias de catarata, pterígio e calázio, utilizando equipamentos modernos. Durante a solenidade, também foi anunciada a criação do futuro Hospital Municipal do Olho, que integrará o complexo da Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara.
“Vamos zerar a fila de espera e oferecer atendimento de ponta. Esse é o primeiro passo rumo ao Hospital do Olho. Teremos ainda a presença de estudantes de medicina em especialização na área, e vamos atender pacientes que precisam operar o segundo olho”, destacou o prefeito Washington Quaquá.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, afirmou que a iniciativa reforça o papel do hospital como referência regional. “Estamos avançando na assistência, no ensino e na pesquisa. Esse novo serviço representa mais um marco na busca pela excelência na saúde de Maricá”, afirmou.
A inauguração integra as comemorações pelos cinco anos do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, que se consolidou como unidade estratégica no enfrentamento à Covid-19 e, atualmente, é referência em diversas especialidades, incluindo cirurgias bariátricas, atendimento oncológico, trauma referenciado, centro de imagem e UTI pediátrica.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, ressaltou a importância do momento. “Esses cinco anos representam superação e crescimento. Seguimos avançando para oferecer cada vez mais qualidade no atendimento à população”, disse.
A Prefeitura esclarece que o hospital não realiza atendimentos de livre demanda. Os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação, por ambulâncias, helicópteros ou por outros serviços de saúde. As unidades que atendem por procura espontânea em Maricá são o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã e a UPAM Santa Rita (Itaipuaçu).