Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Oficina estimula memória e interação entre idosos em Bambuí

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou na última quarta-feira (14/05) mais uma edição da Oficina de Histórias e Memórias, na Casa do Idoso de Bambuí. A iniciativa tem como objetivo estimular a memória e as funções cognitivas dos participantes por meio de dinâmicas interativas.

Durante a oficina, os idosos participaram de atividades como jogo da memória, contagem de palavras a partir de músicas e produção de textos autorais. As histórias escritas ao longo do ano serão reunidas em um livro previsto para ser lançado ainda em 2025, com o propósito de compartilhar vivências e aprendizados com as futuras gerações.

A coordenadora da Casa do Idoso de Bambuí, Mayane de Oliveira, destacou a importância da atividade no cuidado diário com os frequentadores da unidade.

— Diariamente perguntamos como estão se sentindo. Muitos relatam esquecimentos, como datas e tarefas do dia a dia. A proposta da oficina é justamente exercitar a mente e incentivar outros idosos a participarem — afirmou.

A aposentada Valmira Jesus, de 76 anos, moradora de Bambuí, reforçou os benefícios das oficinas no cotidiano.

— Eu gosto muito dessas atividades. Elas estão me ajudando bastante, principalmente em casa, com meus filhos e netos. Antes eu esquecia muito, agora isso acontece com menos frequência — relatou.

Já a pensionista Maria José dos Santos, de 67 anos, ressaltou que o projeto também promove integração e bem-estar emocional.

— As atividades são ótimas e os profissionais, excelentes. Gosto muito de participar, ainda mais quando acerto mais que os outros. Além disso, os exercícios me ajudam a lidar melhor com a depressão — comentou.

Como participar

Idosos com 60 anos ou mais interessados em ingressar nas atividades devem comparecer a uma das unidades da Casa da Terceira Idade com os seguintes documentos:

Endereços dos polos:

Sair da versão mobile