21.1 C
Maricá
sexta-feira, maio 16, 2025
More
    InícioDestaque NewsOAB-RJ: projeto de lei que cria a advocacia dativa em Maricá é...

    OAB-RJ: projeto de lei que cria a advocacia dativa em Maricá é aprovado por unanimidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá segue sem previsão de chuva até domingo, informa Defesa Civil

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Maricá lança Film Commission durante Festival de Cannes

    A Prefeitura de Maricá deu um importante passo na...

    Maricá celebra 211 anos com grandes shows gratuitos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    ‘Advoga Social’ prevê atendimentos gratuitos à população maricaense

    A Câmara Municipal de Maricá aprovou o Projeto de Lei nº 119/2024 – a Lei “Advoga Social” – no primeiro turno de votação, ocorrido na última segunda-feira, dia 12. A medida objetiva o acesso sem custos à Justiça para população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de proporcionar à advocacia de Maricá mais oportunidades de trabalho. Para estar devidamente institucionalizado, o PL ainda precisa passar por outra sessão de votação e, por fim, pela sanção do prefeito de Maricá.

    O “Advoga Social” prevê o pagamento de honorários, definidos de acordo com a tabela da OABRJ, pelo município de Maricá aos advogados devidamente regularizados nos quadros da Ordem e, preferivelmente, inscritos na subseção, quando estes forem nomeados para representar parte que for beneficiária de gratuidade de justiça ou estiver inscrita em qualquer programa de assistência do município. A principal missão do projeto é “preencher lacunas” deixadas pela sobrecarga de casos em órgãos como a Defensoria Pública ou as delegacias de Polícia, que detém uma baixa quantidade de defensores públicos para atender às demandas da população.

    A presidente da OABRJ definiu o momento como um “marco histórico” não apenas para a advocacia da região, mas também para a população maricaense:

    “Este é um marco para a advocacia dativa de todo o estado. É uma forma de suprimir as necessidades jurisdicionais das pessoas hipossuficientes e ainda melhorar a situação empregatícia dos colegas que precisam complementar sua renda. Tivemos uma grande vitória, e seguiremos trabalhando para que o Advoga Social chegue a mais lugares do estado”, afirmou a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.

    O projeto foi elaborado no ano passado, em um esforço conjunto da atual presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; e do presidente da Subseção de Maricá, Eduardo Carlos de Souza. Em janeiro deste ano, uma lei similar também foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Resende, o que demonstra a relevância da iniciativa para todo o estado do Rio.

    Souza ressaltou a importância do PL para a população:

    “Isso vai ajudar muito também a jovem advocacia, que vai ter mais um meio de acesso ao trabalho. Vai auxiliar a população ao contribuir para a celeridade processual e desafogar o serviço da Defensoria, que sempre realiza o primeiro atendimento muito tempo depois da solicitação. E vai favorecer, também, aquelas pessoas que muitas das vezes desistem de levar o processo para frente”.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.