26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioEconomiaINSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas do INSS que desejarem contratar novos empréstimos consignados precisarão realizar a identificação biométrica para autorizar o desconto das parcelas diretamente no benefício previdenciário. A medida foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União.

    Segundo o despacho assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, todos os desbloqueios para novos consignados só poderão ser feitos pela plataforma Meu INSS, mediante validação biométrica em bases do governo federal. A tecnologia poderá utilizar dados como a foto e a impressão digital do beneficiário.

    O objetivo, de acordo com o instituto, é reforçar a segurança, corrigir falhas operacionais e garantir maior conformidade nos processos, reduzindo riscos de fraudes. O aplicativo também permite consultar instituições financeiras e comparar taxas de juros antes da contratação.

    Suspensão e exigência do TCU

    Desde o último dia 8, novas autorizações automáticas para empréstimos consignados estão suspensas, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão surgiu após o tribunal identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas aplicados diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.

    Em junho do ano passado, o TCU determinou que o INSS só aceitasse esse tipo de desconto — incluindo os empréstimos consignados — mediante assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A decisão também exigiu o ressarcimento dos valores indevidamente cobrados e a implementação, em até 90 dias, de um sistema com bloqueios e desbloqueios automáticos para cada desconto autorizado.

    O INSS recorreu, alegando que os empréstimos consignados já contavam com mecanismos de controle mais rigorosos. No entanto, em maio deste ano, o TCU rejeitou o recurso e manteve as exigências.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.