A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira (19), a vacinação contra a variante JN.1 da covid-19 para idosos com 80 anos ou mais. A imunização está disponível em todas as unidades de Atenção Primária da cidade — como clínicas da família e centros municipais de saúde — além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e do posto no ParkShopping.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos residentes em instituições de longa permanência já foram imunizados. As próximas faixas etárias serão contempladas de forma escalonada, conforme o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.
A vacina foi atualizada para combater a cepa JN.1, atualmente a mais prevalente no país, e tem como principal objetivo reduzir o risco de internações e mortes pela doença.
Outras vacinas também são recomendadas
A SMS reforça a importância de manter outras vacinas em dia, como as doses contra influenza (gripe), febre amarela e sarampo. A campanha da gripe segue em andamento e está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.
Já as vacinas contra o sarampo e a febre amarela são recomendadas para pessoas que nunca foram imunizadas ou que se enquadrem em situações específicas, avaliadas por profissionais de saúde. A recomendação leva em conta o aumento de casos registrados em municípios e estados vizinhos.