Representantes de 26 países chegam a Maricá na próxima segunda-feira (27/05) para participar da 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+. A chegada das delegações coincide com o aniversário de 211 anos da cidade, que será comemorado com um jantar oficial e participação das autoridades internacionais no show do cantor Alceu Valença, na Barra de Maricá.
O encontro tem como objetivo fortalecer o papel dos governos locais na governança global. A assembleia será o principal espaço de articulação da recém-criada Associação do BRICS+ e visa promover intercâmbio técnico, político e institucional entre os municípios que integram o bloco e seus países parceiros.
A realização da assembleia em Maricá representa um marco para o município, que tem ganhado visibilidade internacional por suas políticas públicas e iniciativas voltadas à diplomacia entre cidades. A proposta é promover o desenvolvimento conjunto de localidades com realidades e desafios semelhantes, especialmente entre as nações do Sul Global.
Agenda inclui reuniões, debates e visitas
A programação do evento prevê uma série de atividades institucionais e culturais, incluindo recepção oficial, sessões de trabalho com gestores municipais da América Latina, debates na plenária da assembleia e um tour de encerramento pelos principais pontos culturais e sociais da cidade anfitriã.
Sobre o BRICS+
O BRICS+ é uma ampliação do grupo formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com a nova configuração, foram incluídos países como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O objetivo da expansão é aprofundar a cooperação entre economias emergentes e reforçar a atuação conjunta em temas como desenvolvimento, inovação e sustentabilidade.