A historiadora Luciana Pucu Wollmann do Amaral lança, no dia 28 de maio, às 18h30, o livro Niterói Operária – Trabalhadores(as), Política e Lutas Sociais (1942-1964). O evento será realizado no Auditório do Sindicato dos Operários Navais, localizado na Rua Benjamin Constant, 385, no bairro Barreto, em Niterói.
A publicação é fruto da pesquisa vencedora do Concurso de Monografias promovido pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. No livro, a autora analisa o cotidiano e as formas de mobilização dos operários e operárias urbanas da cidade, especialmente os trabalhadores fabris, durante os anos que antecederam o golpe militar.
Luciana investiga como esses grupos se organizavam sindicalmente, quais eram as características do mercado de trabalho local e de que forma os trabalhadores interagiam com o espaço urbano. O estudo mostra como Niterói, vizinha da então capital federal, o Rio de Janeiro, participou ativamente das transformações políticas e sociais do período.
Professora da rede pública de ensino de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro, Luciana é doutora em História pelo CPDOC/FGV. Integra o Grupo de Trabalho Mundos do Trabalho da ANPUH e coordena a seção “Chão de Escola” no Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho.
O lançamento é gratuito e contará com a distribuição de 150 exemplares da obra. A iniciativa busca atingir não apenas pesquisadores, mas também estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos, promovendo o acesso à memória operária brasileira, muitas vezes esquecida ou silenciada.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói e da Quadrúpede Criações.