Encontro no Banco Mumbuca discutiu equidade social e destacou o papel da cidade no cenário mundial
Neste domingo (25/05), Maricá recebeu um convidado especial: o deputado estadual Eduardo Suplicy, um dos maiores defensores da renda básica de cidadania no Brasil. Ele participou do encontro “Caminhos para equidade social”, promovido pela Prefeitura, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.
Um debate de impacto
O evento foi organizado pela Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social e reuniu políticos, lideranças e moradores para discutir temas como:
-
Renda básica
-
Cidadania
-
Inclusão social
-
Economia solidária
Durante o encontro, Suplicy foi homenageado com uma placa de honra ao mérito pelos serviços prestados à população brasileira nessas áreas.
“É sempre uma satisfação falar sobre renda básica. Em 2015, conheci o Quaquá e ele já queria aplicar a ideia aqui. É bom ver o sucesso de Maricá. Vai chegar o dia em que todo mundo vai receber o Mumbuca”, disse Suplicy.
Maricá é referência mundial
A cidade já virou exemplo quando o assunto é política social inovadora. Com o Banco Mumbuca operando a moeda social local, Maricá atrai atenção de gestores de várias partes do Brasil e do mundo.
“Estamos criando um modelo que inspira outras cidades. A renda básica não é só um benefício. É um direito que transforma vidas”, afirmou Matheus Gaúcho, secretário de Economia Solidária.
Vem aí: Congresso Mundial da Renda Básica
E tem mais: nos dias 25 e 26 de agosto, Maricá vai sediar o Congresso da Rede Mundial da Renda Básica (BIEN). Será a segunda cidade brasileira da história a receber esse encontro.
O evento trará especialistas do mundo todo para debater:
Renda básica universal
Políticas públicas inclusivas
Experiências bem-sucedidas no Brasil e fora dele