A comemoração dos 211 anos de Maricá teve seu encerramento marcado por um espetáculo especial de Alceu Valença, na noite desta segunda-feira (26), no palco da Barra. O show gratuito atraiu uma multidão e emocionou o público com sucessos como Anunciação, Tropicana, Belle de Jour, Coração Bobo e Táxi Lunar.
“É sempre um prazer estar aqui em Maricá, onde os shows costumam ser espetaculares. Agradeço à cidade pela simpatia e alegria. Aqui, mantemos de pé a cultura brasileira”, declarou o cantor, que se apresentou na cidade pela segunda vez.
A abertura da noite ficou por conta da dupla Betinho Bahia e Ismayer Alves, que animou o público com versões irreverentes de clássicos da música brasileira, transitando entre forró, sertanejo e rock.
Público diversificado e elogios à acessibilidade
Além dos moradores de Maricá, visitantes de cidades vizinhas também marcaram presença durante os sete dias de celebrações. A comerciante Luciana Marinho, de 44 anos, moradora de São Gonçalo, passou o dia na cidade acompanhada do sobrinho, Israel, autista moderado. Ela destacou a estrutura inclusiva do evento.
“Fiquei encantada com a preocupação com acessibilidade. Vi elevadores em passarelas e um espaço especial para pessoas com deficiência aqui no show. Foi tudo muito confortável para o meu sobrinho. Estão de parabéns”, afirmou.
Duas semanas de programação musical
O encerramento foi o ponto alto de uma extensa programação que movimentou Maricá por dois fins de semana. O palco de Itaipuaçu recebeu nomes como Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Elba Ramalho. Já o da Barra contou com shows de Simone Mendes, Marcelo D2, Vitinho e, por fim, Alceu Valença.
A Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, também foi palco do evento “Maricá para Cristo”, com apresentações de Gabriela Rocha, Midian Lima, Ana Maura, Fabrício Toledo e Maria Pita.
Segurança reforçada
Durante todo o período de festas, a cidade contou com um esquema especial de segurança. Cerca de 355 agentes, entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Cidadã, atuaram no patrulhamento com apoio de 51 viaturas, dois reboques e 759 câmeras de monitoramento operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp). Nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Maricá recebe delegações internacionais
No mesmo dia do encerramento dos shows, Maricá deu início à 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+. Líderes de 26 países participaram do jantar de boas-vindas realizado na Arena da Barra e alguns acompanharam o show de Alceu Valença.
O prefeito Washington Quaquá, também presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), lidera a organização do evento internacional que coloca Maricá como referência em diplomacia entre cidades e políticas públicas inovadoras voltadas ao Sul Global.
As atividades continuam com reuniões temáticas nesta terça-feira (27) e visitas técnicas a projetos da cidade na quarta-feira (28), incluindo a Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e a Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho.