Imagina ter uma bike sempre à disposição, de graça, bem na porta de casa? Agora isso é realidade para os moradores dos condomínios do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. A Prefeitura de Maricá inaugurou, nesta segunda-feira (26/05), quatro novas estações das “Vermelhinhas”, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas da cidade.
Com essa expansão, Maricá chega a 52 estações (sendo 10 infantis) e 520 bicicletas disponíveis para uso da população. Já são mais de 195 mil usuários cadastrados pedalando por aí — e crescendo!
Mobilidade + lazer = qualidade de vida
De acordo com Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), as novas estações vão facilitar os deslocamentos do dia a dia, tanto para o lazer quanto para o trabalho.
“O morador pode pedalar até a estação, pegar o ônibus da linha E26 e seguir para outros pontos da cidade. É mais mobilidade e dignidade para todos”, explicou Haddad.
A secretária Bruna Tavares, da Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, reforçou o impacto positivo da iniciativa:
“As bicicletas ajudam na mobilidade, mas também no lazer e na inclusão, principalmente das crianças. Elas vão poder brincar e circular com mais autonomia.”
A comunidade já está pedalando
E a galera não perdeu tempo! Assim que a estação de Inoã foi inaugurada, Lucas da Silva, de 26 anos, já baixou o app das Vermelhinhas.
“Muito bom! Agora dá pra ir até a padaria rapidinho. É só destravar a bike”, contou animado.
Adilson José, de 57 anos, também aprovou a novidade:
“Não tenho mais bicicleta, e agora posso ir onde quiser, mesmo sem dinheiro. Só pegar a Vermelhinha e ir.”
Como funciona o sistema?
Se você ainda não conhece, aqui vai o passo a passo:
-
Baixe o app “Vermelhinhas EPT” (disponível para Android e iOS)
-
Faça seu cadastro e reserve sua bike
-
Use por até 1 hora nos dias úteis e até 2 horas nos fins de semana
-
Depois, é só devolver em qualquer estação disponível
-
Quer pedalar de novo? Espere 15 minutinhos e faça uma nova reserva
Ah, e além de facilitar a vida da galera, as Vermelhinhas já evitaram a emissão de mais de 301 toneladas de CO₂ desde o lançamento, em 2021. Ou seja: mobilidade consciente e sustentável.