A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS passam a contar com um novo canal de atendimento presencial para consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios. Graças a uma parceria entre os Correios, o INSS e o Ministério da Previdência Social, mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país estão habilitadas a oferecer o serviço gratuitamente, com foco em inclusão social, segurança e atendimento humanizado.
A iniciativa visa alcançar especialmente os beneficiários que vivem em regiões sem unidades próprias do INSS, reforçando o combate às fraudes que afetaram milhões de idosos. “Vamos ampliar o atendimento, fazer atendimento olho no olho e alcançar os mais vulneráveis”, destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ressaltou que a estatal se consolida como braço social do governo: “Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos.”
Além da contestação de descontos, os Correios também passam a realizar:
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Cadastro do benefício por incapacidade temporária (Atestmed): o segurado apresenta a documentação médica exigida, que é digitalizada e enviada ao sistema do INSS diretamente da agência. O cidadão recebe um protocolo para acompanhar o andamento do pedido;
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Cumprimento de exigências: beneficiários que receberam pedidos de complementação documental poderão entregar os documentos nas agências, que os encaminharão ao INSS.
A parceria prevê ainda rígidos protocolos de segurança e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em localidades sem agências habilitadas, estão previstas ações itinerantes e mutirões para garantir o acesso de todos ao serviço. A lista de agências participantes pode ser consultada no site oficial dos Correios. Acesse pelo link: https://www.correios.com.br/central-de-informacoes/boletim-aos-clientes/arquivos/unidades_correios_atestmed.pdf